A Empresa

Depois de anos de pesquisas em café, concluímos que só valeria à pena produzir café se fosse para obter altas produtividades e alta qualidade.

Em 1989, conseguimos uma área na região do cerrado que reunia todas as condições climáticas, topografia plana com altitude acima de 950 metros, disponibilidade de água em abundância e ótima qualidade de terra.

Localizada nas coordenadas s 18° 14′ 10 w 45° 57′ 20

Nasceu assim a Fazenda Paraíso onde hoje se produz 6 milhões de libras de café anualmente, nas seguintes qualidades:

  • WASHED: 2,4 milhões de libras de café
  • NATURAL: 3,0 milhões de libras de café
  • LOW QUALITY: 0,6 milhões de libras de café

História

Iniciamos o primeiro plantio de café em 1992 e obtivemos nossa primeira safra em 1994, confirmando nossas expectativas.
A qualidade do café colhido foi muito superior a todos os cafés da região e isso nos animou bastante. Estávamos no caminho certo, mas, queríamos mais. Sabíamos que ainda tínhamos potencial para melhorar muito, pois, era somente a primeira colheita.

Instalamos um sistema de irrigação e, ano após ano, aprimoramos nossas instalações e equipamentos. Em 2004, iniciamos um projeto de café adensado, o qual hoje nos garante uma alta produtividade e uma melhor qualidade dos grãos.

Colheita e Benefício

Quando finalmente os grãos estão no ponto de colheita, esta é feita com colhedeiras modernas, rastreando todo o café que é lavado e separado. Em seguida, é feito um processo de secagem em pátios e complementada em secadores rotativos ou em silos secadores preservando toda a qualidade do café.

Após essa etapa, o café descansa nas tulhas pelo máximo de tempo possível, permitindo assim uma melhor homogeneização da umidade dos grãos. O café descansado segue para o benefício onde separamos o tipo, as peneiras, a densidade e a coloração. Terminado todas as etapas de beneficiamento, separação e estocagem, o café está pronto para ser enviado para nossos clientes em sacaria (Paraiso Estate Coffee).

Para que não haja nenhum risco de mistura, nossa produção é embarcada diretamente da Fazenda até o porto de embarque.

Socioambiental e Sustentabilidade

A política socioambiental adotada pela Fazenda Paraíso tem como objetivo minimizar os riscos ambientais e sociais da atividade ao longo dos anos através de práticas agrícolas corretas, promovendo a proteção e a conservação dos recursos naturais. A Fazenda Paraíso tem o compromisso de produzir café de forma sustentável, promovendo a conservação da vida silvestre e os ecossistemas naturais. Todas as leis e normas referentes a proteção do meio ambiente ou a segurança do trabalho são rigorosamente obedecidas.

As áreas remanescentes com vegetação natural, como: matas e nascentes, bem como, os corpos de água, são todos protegidos, monitorados e conservados. Todas as áreas de preservação e as destinadas a Reserva Legal são monitoradas e identificadas. Mantém-se o compromisso de reflorestamento e recuperação que se fizerem necessários. A conservação dos recursos hídricos, o uso racional e eficiente das águas nos processos da propriedade e a prevenção de contaminação das águas superficiais e subterrâneas é preocupação constante da Fazenda.

Benefícios para seus trabalhadores

A Fazenda Paraíso possui compromissos com o bem estar de seus colaboradores. Ações que assegurem a saúde e segurança dos funcionários são adotadas, visando à integridade física e moral dos funcionários. A Fazenda busca a realização de atividades de capacitação interna e externa através de cursos, treinamentos e palestras, estipulados para as diversas funções e áreas de trabalho.

Ações com a comunidade

A Fazenda é parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo do Abaeté no “Projeto Reviver e do Centro de Convivência” sensibilizando e capacitando os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem de garrafas pets, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais.

A Fazenda Paraíso participa da “Campanha do Café” em prol do Hospital do Câncer de Barretos. Em parceria com o CODEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas realizamos palestras nas escolas das comunidades locais visando a conscientização da importância da preservação ambiental para a melhoria da qualidade de vida. Realizamos campanhas de combate à dengue com a participação de funcionários e apoio da Secretaria Municipal de Varjão de Minas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate à dengue.

Certificações e Prêmios

certificado1.fwRAINFOREST ALLIANCE

A Certificação Rainforest Alliance traz o conceito de agricultura sustentável para integrar as necessidades das propriedades, trabalhadores, comunidades rurais, consumidores e meio ambiente, promovendo a agricultura produtiva, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento humano sustentável, mediante a criação de normas sociais e ambientais.

 

certificado2.fw

CERTIFICA MINAS

O Certifica Minas Café é o programa de certificação idealizado pelo Governo de Minas Gerais, executado pelo IMA e Emater-MG – ambos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O Programa tem como principal objetivo a implantação de boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras do Estado, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade do café mineiro nos mercados nacionais e internacionais.

PREMIAÇÕES

  • Somos fornecedores por 17 anos ininterruptamente da Illy Café.
  • Fomos agraciados com o prêmio de Fornecedor do ano em 2008.
  • Finalista no 21º Prêmio Erneto Illy de Qualidade do Café para “Espresso” em 2012.

Contato

Fazenda Paraíso
Endereço: Rua Olegário Maciel 203 sala 605 – Patos de Minas – MG- Brasil – 38.700-122
Telefones: 55 (34) 3823-1214  / +1 407-401-4375 (EUA)
E-mail: fazendaparaisocafe@gmail.com
Google Earth: s 18° 14′ 10 w 45° 57′ 20

Celebration Coffee
Endereço: 12.211 Regency Village Dr Suite 10 – Orlando – Flórida – USA – 32.821
Telefone: +1 407-401-4375 (EUA)
E-mail: sales@celebrationcoffee.com